Revista Princípios Digital

quarta-feira, 1 de junho de 2011

PCdoB REALIZA CURSO DE MARXISMO-LENINISMO NO ES

Aconteceu neste último sábado (28/05/2011), mais um curso de formação ideológica da Escola Nacional do PCdoB no ES, este contou com a organização da Secretaria Estadual de Formação e sua comissão estadual e teve a participação de vários militantes e amigas(os) do partido. O curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo abordou o tema “A concepção de mundo do materialismo dialético e histórico” no nível das noções gerais (Curso de Nível I) e foi elaborado pela Fundação Maurício Grabois. 

 

A aula foi ministrada pelos professores da Escola Nacional do PCdoB Ricardo Tristão (núcleo de filosofia) e Maurício Vilela (Estado e Classes). Em sua abertura ela contou com a apresentação de um vídeo do camarada Dyneas Aguiar falando da importância do estudo para os comunistas e em seguida foi apresentado e desenvolvido a apresentação padrão da aula, a aula ainda conta com uma apostila que destina-se a subsidiar o acompanhamento do curso e a continuidade do estudo, após sua realização. 

O Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo organiza-se em cinco temas: 1º) A concepção de mundo do materialismo dialético e histórico; 2º) Origem e desenvolvimento da sociedade; 3º) A dinâmica do modo de produção capitalista; 4º) O socialismo como necessidade histórica; 5º) Concepção, história e lutas do Partido Comunista. Eles são desenvolvidos nas aulas de Filosofia, Estado e Classes Sociais, Economia Política Marxista, Socialismo e Partido. 


Este curso, juntamente com o Curso Básico em Vídeo (CBV), compõe Nível I da Escola Nacional do PCdoB. Ambos apresentam noções teóricas gerais que nos ajudam a entender a realidade brasileira e a política do PCdoB, na luta pela sua transformação. Uma leitura básica é recomendada para o Nível I é o Manifesto do Partido Comunista, escrito por Marx e Engels em 1848 e este livro está no final da apostila. É um livro de importância histórica que se mantém atual, tanto pela análise rigorosa que faz das contradições do capitalismo, quanto pela discussão das tendências do desenvolvimento desse modo de produção e da sua necessária superação por uma sociedade de tipo superior, sem exploradores e explorados. 

   x   

Ao lado da participação no CBV e no Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo, o estudo desse material representa uma contribuição muito importante para qualificar e desenvolver a atuação da nossa militância. Sem dúvida, as companheiras e os companheiros que derem conta dessa tarefa saberão valorizar esta iniciativa da Escola Nacional do PCdoB e principalmente poderão aplica-la no seu dia a dia. E assim estarão aptas (os) a continuar os estudos, no Nível II, quando serão desenvolvidos Conceitos Básicos do Socialismo Científico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário