Revista Princípios Digital

segunda-feira, 4 de março de 2013

PCdoB-ES APLICA O CURSO NÍVEL 1 DA ESCOLA NACIONAL


Por Ricardo Tristão*

O Comitê Estadual do PCdoB-ES, através da Comissão de Formação e Propaganda realizou neste sábado e domingo (23 e 24 de fevereiro) o Curso de Nível 1 - Iniciação ao Marxismo-Leninismo, Noções Gerais - do currículo da Escola Nacional do PCdoB. O curso foi composto da aula presencial com apresentação de slides e de áudio visual com o vídeo de abertura do curso apresentado pelo Secretário Executivo da Escola Nacional Altair Freitas, que falou sobre a importância do ato de estudar para a militância comunista e a necessidade de estudar para apropriar-se do conhecimento elaborado, nos vários campos do saber, para preparar-se para participar da produção intelectual avançada e armar-se ideologicamente para o enfrentamento da luta de ideias.


Maurício Vilela,  ministrando a aula “Origem e desenvolvimento da sociedade”.

No Espírito Santo o Curso Nível 1 foi ministrado no município de Vitória, capital, no auditório da Escola “Padre Anchieta” pelos seguintes professores da Escola Nacional do PCdoB: Ricardo Tristão, professor do núcleo de filosofia que deu a primeira aula “A concepção de mundo do materialismo-dialético”. Maurício Vilela, professor do núcleo Estado e Classes Sociais ministrou a segunda aula “Origem e desenvolvimento da sociedade”. Anderson Falcão professor do núcleo socialismo, aplicou a terceira aula “O socialismo como necessidade histórica” e Janice Muniz professora do núcleo partido, apresentou a quarta aula “Concepção, história e lutas do partido comunista”. Neste curso, iniciamos o processo de formação já no e-mail de convocação das aulas com o vídeo do camarada Dyneas Aguiar “60 anos de militância comunista” onde ele fala sobre a importância da Escola Nacional e um pouco da história da formação ideológica no PCdoB, e ainda fizemos também o envio antecipado da apostila do curso.


Durante todo o curso foi inevitável associar o conteúdo que estava sendo ministrado nas aulas com vários fatos da realidade atual. Na aula do núcleo de filosofia quando os alunos e alunas entenderam claramente a diferença entre IDEALISMO e MATERIALISMO  foi inevitável que aplicassem os conceitos em exemplos que provavam que na nossa sociedade capitalista, no âmbito do senso comum e até nos meios científicos acadêmicos estes termos são usados de forma invertida causando profunda confusão nos debates que se dão nas lutas de idéias. Também foi inevitável associar o conteúdo do núcleo de partido com os fatos atuais referentes à “visita da blogueira” Yoani Sánches e o novo “partido” da Marina Silva evidenciando em algumas análises que muito do que elas falam nada mais é do que as velhas idéias burguesas requentadas sob nova aparência. 

Este curso, juntamente com o Curso do Programa Socialista (CPS), compõem o Nível 1 da Escola Nacional. Ambos apresentam de forma básica, noções teóricas gerais e introdutórias que nos ajudam a entender melhor a realidade brasileira, o marxismo-leninismo e a política do partido, na luta pela sua transformação. O curso também é acompanhado de apostila que reproduz todo o conteúdo dado em sala de aula, que  foi enviada por email e também entregue uma cópia impressa para cada participante presente ao curso. A apostila auxiliará a revisão e o aprofundamento do conteúdo apresentado e ainda orienta os alunos e alunas a continuar estudando a partir do conteúdo presente na Biblioteca Marxista na página do partido na internet (http://www.pcdob.org.br/documentos_indice.php?id_documento_pasta=54).


Anderson Falcão na aula “O socialismo como necessidade histórica” .

Através deste curso, e a continuidade do estudo do material fornecido aos alunos e alunas,  demos mais um grande passo para qualificar a atuação revolucionária de nossa militância comunista capixaba. E assim, podemos afirmar que as companheiras e companheiros que derem conta desta tarefa permanente saberão valorizar mais esta iniciativa da Escola Nacional e da Secretaria Estadual de Formação do PCdoB-ES.


* RICARDO TRISTÃO é membro do Comitê Estadual do PCdoB e da Comissão Estadual de Formação, Webmaster e graduando em Ciências Sociais pela UFES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário